As olheiras são as principais vilãs de um make perfeito. Por mais que haja a tentativa de disfarça-la, nem sempre o resultado é satisfatório. Além de não esconder, uma maquiagem mal feita realça a área com o efeito de panda invertido, que deixa a região dos olhos mais clara que o restante da pele.
Com a evolução do mercado cosmetológico, muitas alternativas para esconder olheiras foram criadas. Entre elas estão os corretivos coloridos. Verde, amarelo, laranja, vermelho e até roxo: todos eles contribuem para esconder todas as imperfeições do rosto.
As olheiras, muitas vezes, são provenientes de cansaço e noites mal dormidas, porém, outros fatores contribuem para o aparecimento de manchas arroxeadas em volta dos olhos. Veias dilatadas e superficiais, excesso de melanina e até bolsas de gordura são causadores dos olhares cansados.
Além das olheiras, acnes, espinhas, reações alérgicas, machas vermelhas e de sol podem dificultar o processo de maquiagem. Porém, com a ajuda e uso correto do corretivo colorido este momento se tornará mais fácil.
Para acertar na escolha do corretivo para amenizar olheiras é preciso entender as cores complementares, que são aquelas que mais oferecem contraste entre si.
Verde: o corretivo verde deve ser usado para disfarçar manchinhas vermelhas provenientes de acne ou alergias. Vasinhos suaves também podem ser escondidos com o verde.
Amarelo: já o produto amarelo esconde manchas roxas. Para orelhas profundas, esta é a cor recomendada. Hematomas também podem ser disfarçados com ele.
Lilás ou roxo: para as manchas amarronzadas ou laranjas, a cor ideal é o roxo. Manchas de sol, limão ou sardinhas são facilmente escondidas com o corretivo lilás.
Laranja: indicado para neutralizar olheiras cinza e uniformizar o tom da pele.
Vermelho: o corretivo vermelho pode ser usado para neutralizar manchas esverdeadas ou brancas. Para acertar, é preciso medir a cor da pele e adaptar do vermelho ou salmão.
Os produtos estão disponíveis em bastão, creme, pó e lápis. Para escolher, basta comprar o tipo certo para a pele e com uma textura que deslize facilmente pela pele. Peles oleosas devem evitar o creme e, exceto o em lápis, todos os outros devem ser aplicados com auxílio de um pincel.
– Hidrate a pele;
– Aplique uma camada generosa de base;
– Aplique os corretivos de acordo com a cor das imperfeições;
– Uniformize com o corretivo tradicional;
– Passe uma fina cama de pó compacto;
– Finalize a maquiagem com blush, sombra, delineador, máscara para os cílios e batom.