Há medidas naturais efetivas que podem ser adotadas no sentido de reduzir os níveis de ácido úrico no organismo. O ácido úrico aumenta quando o corpo produz muito mais do que é considerado normal, ou quando não consegue expulsá-lo de maneira eficiente. Este é um subproduto, que tem sua origem durante o metabolismo dos alimentos. Para mantê-lo sob controle, é só uma questão de cuidar da dieta.
A produção deste subproduto dispara quando comemos muitos alimentos que contêm purinas. A purina é uma substância química presente nas carnes vermelhas, extratos de carne, pele de peixes, ervilhas, cogumelos, couve-flor, aspargos, e em alguns tipos de feijão. O sal também é maléfico, podendo disparar esta condição. Deve-se reduzi-lo ao mínimo possível. Para evitar o agravamento do ácido úrico por conta destes alimentos, em paralelo pode-se aumentar a ingestão de vinagre, tomate, requeijão, suco de limão e de pimenta-do-reino.
A frutose é outra inimiga quando se fala em ácido úrico. É encontrada principalmente em refrigerantes e sucos artificiais açucarados. Prefira bebidas diet, água, ou suco natural que é muito mais saudável em geral para o corpo. Ainda falando em bebidas, as alcoólicas não podem deixar de ser mencionadas. O álcool desidrata o organismo, principalmente a cerveja. No caso do vinho tinto, o conteúdo fermentado é o que oferece maior risco.
Quanto a solucionar esta condição de maneira natural, o aconselhamento parte dos pesquisadores da Universidade de Maryland Medical Center. As investigações científicas demonstram que o consumo diário e regular de morangos, amoras e cerejas pode ser altamente benéfico na redução do ácido úrico.
E quando já atingiu o estágio de inflamação, o melhor remédio natural é a bromelina, uma enzima digestiva encontrada no abacaxi. Esta enzima contém as propriedades necessárias para combater e inibir o processo inflamatório. O aipo é outra opção. Com seu alto poder diurético, auxilia na alcalinização do sangue, diminuindo a inflamação.
Outras medidas incluem perda de peso, para aqueles que estão acima do normal, e a ingestão regular de água. A água, literalmente, dilui os níveis de ácido úrico, atuando como um catalisador que expulsa os resíduos dos rins. Há que observar, ainda, o nível de pH do corpo. Quando alto, também pode aumentar o nível de ácido úrico. Para nivelar o pH é de suma importância beber suco puro de cereja, suco de limão, e vez ou outra, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio num copo de água morna.