É muito provável que você já tenha sofrido do que é chamado de comer por tédio. Na verdade, é uma doença comum em nossa sociedade que se originou na nossa própria infância, e que ao longo dos anos se torna um hábito que é realmente difícil de se livrar. Em primeiro lugar, porque como um hábito, custa a ser evitado. E em segundo lugar, porque persiste no tempo pelo fato de que a maioria de nós precisamos nos sentir fazendo algo para combater esse tédio, mas só comemos lanches nada saudáveis.
Na verdade, as razões pelas quais temos este hábito é o que mencionamos no parágrafo anterior. É uma reação natural que nos faz lembrar de nossa infância. Quando éramos pequenos e ficávamos entediadas, ou porque ninguém estava em casa, ou porque os nossos amigos não estavam disponíveis para continuar a brincar, nós buscávamos nossos pais e dizíamos que estávamos com fome. Na verdade, não estávamos com fome, mas estávamos entediados e procurando algo para fazer.
E esse algo para fazer se transcreve em comer para acabar com o tédio. Na verdade, se a essa altura os seus pais te deram uma tarefa, ou algo para passar o tempo, você não sentirá essa falsa fome.
Talvez o maior problema em comer por tédio é o fato de que o que você costuma leva à boca não é particularmente saudável. Quase sempre o que comemos são doces ou salgados carregados com gorduras nada saudáveis, açúcar ou alto teor de sódio.
A verdade é que, para não comer por tédio a coisa a fazer é evitar o tédio. Então, nesse caso, você deve encontrar uma atividade para mantê-la entretida, ou se possui um hobby, ou até mesmo algo relacionado a trabalho.
E você? O que você costuma comer quando está com tédio?