O cansaço, as noites mal dormidas, a rotina puxada e até a genética são fatores que desencadeiam o aparecimento de olheiras. A concentração exagerada de vasos sanguíneos, ou o excesso de melanina formam as regiões escuras embaixo dos olhos, que deixam as mulheres de cabelos em pé.
Para disfarçar as indesejáveis manchas, existem tratamentos naturais e truques de maquiagem com efeito imediato, perfeitos para serem feitos antes daquela festa, ou balada.
Antes de tentar esconder as olheiras com maquiagem, faça uma compressa fria com chá de camomila na região. Os ativos calmantes da planta e a baixa temperatura da compressa promovem a vasoconstrição, reduzindo o aspecto avermelhado, ou arroxeado.
Para olheiras crônicas, que tenham a genética como principal causa, são indicados tratamentos com luz pulsada, peelings, cremes com vitamina K e laser. Esses procedimentos diminuem a presença de pigmentos escuros, e melhoram a circulação.
Olheiras mais claras podem ser disfarçadas apenas com corretivo. Certifique-se de que o produto é bastante similar ao seu tom de pele, para não criar uma mancha embaixo dos olhos. A melhor maneira de aplicá-lo é com um pincel para base, ou dando leves batinhas na região com o dedo anelar.
Em casos mais graves, representados por olheiras profundas e muito escuras, vale lançar mão dos corretivos coloridos. Sua ação se baseia na lógica do círculo cromático, no qual a reação entre duas cores complementares faz com que se anulem e escondam os defeitos da pele.
O amarelo, por exemplo, é o mais indicado para olheiras roxas, pois as duas cores são complementares e promovem o clareamento da região. Para olheiras vermelhas, use o corretivo verde, e para as de cor marrom, aposte no lilás.
Para conseguir bons resultados, deve ser aplicada uma fina camada e corretivo colorido depois da base. Em seguida, cubra o produto com um corretivo convencional e finalize com pó.