A maquiagem é um item indispensável. Seja no dia a dia para disfarçar algumas imperfeições ou em situações mais sofisticadas, para complementar o look. Porém, tão importante quanto ter um pó de qualidade ou uma sombra com boa fixação, é saber escolher o demaquilante.
O produto deve ser usado diariamente, já que água e sabão não são suficientes para limpar a pele profundamente. As partículas de sujeira e maquiagem obstruem os poros e entre as consequências do processo estão o ressecamento da pele e o envelhecimento precoce.
Escolher um demaquilante nem sempre é fácil, já que estão disponíveis vários tipos e o escolhido pode não ser perfeito para seu tipo de pele. Os com base óleo, por exemplo, podem intensificar os problemas de oleosidade na pele aumentando as chances de aparecerem espinhas e nódulos sebáceos.
Além da dificuldade em escolher o produto certo para tipo de pele, o preço também pode pesar, afinal, o demaquilante precisa ser usado diariamente e um produto de qualidade pode não caber no orçamento. Mas estes problemas podem ser resolvidos se com o demaquilante caseiro.
Misture 100 ml de óleo de amêndoas com 100 ml de óleo de rícino. Acrescente 1 colher de chá de vitamina E. O resultado será uma mistura bifásica. Agite antes de usar, aplique e, com ajuda de um algodão, retire o produto junto com a maquiagem.
Misture 120 ml de iogurte natural, 120 ml de água, 1 colher de sopa de tomilho seco e 1 colher de calêndula desidratada. Leve ao congelador por 12 horas. Coe, coloque em um frasco escuro e com tampa e mantenha na geladeira. Aplique com o auxilio de um algodão. Guarde por, no máximo, sete dias.
Misture 1 pepino triturado com ½ litro de água. Acrescente 1 colher de sopa de água de rosas. Com cuidado, acrescente duas claras em neve. Aplique no rosto com movimentos circulares. Como um de seus ingredientes é claras em neve, o produto deve ser usado imediatamente e, caso sobre, descartado.