A pré-menopausa é um período da vida difícil de viver para muitas mulheres. Apesar de tudo, uma boa higiene, tratamentos hormonais e soluções alternativas podem minimizar os sintomas, muitas vezes bastante incômodos. A pré-menopausa é um período de transição de uma duração média de 3 anos que começa desde os desregulamentos do ciclo menstrual (entre 47 e 48 anos) e acaba na menopausa.
Os sintomas que acompanham este período são variados e diferem de uma mulher para a outra. Há um desequilíbrio entre as secreções de progesterona, que diminuem progressivamente, e as de estrogênio que sobem; daí é de onde vem a irritabilidade, as tensões e as dores nos seios, sufocos, suadouros noturnos, sentimento depressivo, etc. no entanto há algumas formas de viver saudavelmente nesse período que é a pré-menopausa, e você não irá sofrer em tentá-las.
Praticar uma atividade física: a atividade física não tem influência direta sobre a atividade dos ovários, mas pode previnir as consequências do déficit hormonal, a desmineralização óssea e a perda de massa muscular em benefício da massa magra. O ideal para que seja realmente eficaz é alternar ao longo da semana atividades de resistência (caminhada, caminhada rápida ou nórdica, dança, natação, bicicleta…) com reforço muscular (academia, trabalho em aparatos com pouco peso…), a razão de três sessões de 30 minutos para as primeiras e de 20 minutos para as segundas.
Ter uma alimentação equilibrada: A partir dos 45 anos, as mulheres devem imperativamente fugir dos excessos, em especial para as gorduras, açucares e álcool. Caso contrário, se corre o risco de aumentar o peso durante a menopausa, e também ser mais vulnerável a enfermidades cardiovasculares.
Deixe de fumar: primeiramente, porque o tabagismo expoe a todo mundo a muitas doenças cardiovasculares. Depois, porque pode adiantar alguns dos anos da manifestação da menopausa, pelo menos para as grandes fumantes (uma média de 15 cigarros diários).
A prescrição desses tratamentos que devem ser unicamente feitos por um médico depende dos sintomas da pré-menopausa e de sua intenidade.
1. A progesterona bio-idêntica (micronizada): Se prescreve em compridos ou cápsulas, durante 12 a 15 dias ao mês e para as mulheres que se queixam das mudanças de humor, dificuldades para dormir e menstruações abundamentes.
2. Os progestativos de sínteses: Estão indicados mais para mulheres que tem menstruações hemorrágicas e seios doloridos. A duração de tratamento varia de 10 a 18 dias ao mês em função de cada caso.
3. A pílula estroprogestativa: As mulheres que tomam esse medicamento e não apresentam nenhuma contra-indicação (tabagismo, hipertensão arterial, diabetes…) ganham alguns anos a mais. Tem a vantagem de mascarar os sintomas da pré-menopausa.
Sem dúvida alguma, esses conselhos para viver a pré-menopausa de maneira saudável e nos sentindo bem conosco mesmas, nosso corpo e todas as mudanças que está vivendo.