O colágeno é uma proteína do organismo humano responsável em dar sustentação às células, mantendo-as unidas. Ele representa 25% de toda proteína do corpo e é o principal componente da pele, ossos, cartilagens e tendões, dando tonicidade e elasticidade a eles.
A partir dos 30 anos a produção de colágeno pelo nosso organismo diminui, podemos notar uma pele menos elástica e o aparecimento das primeiras rugas. Aliás, a falta de colágeno é uma das principais causas do envelhecimento. Com a baixa produção os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, articulações e ligamentos perdem a sua força, as cartilagens ficam mais porosas e os fios de cabelo ficam mais finos. A baixa de colágeno também contribui para unhas quebradiças, aparecimento de estrias e aumento da gordura corporal.
Através de uma alimentação variada é possível repor e auxiliar o corpo na produção de colágeno.
Carnes e ovos: Alimentos rico em proteínas que estimulam o organismo a produzir o colágeno. São excelentes fontes de vitaminas do complexo B.
Folhas verde-escuras e grãos:Vegetais como couve, espinafre, brócolis e grãos como feijão, ervilha e lentilha, são alimentos ricos em ácido fólico que é um nutriente importante na replicação celular.
Frutas vermelhas: São ricas em vitamina C e flavonoides, que em conjunto são poderosos antioxidantes, combatendo os radicais livres e o envelhecimento do organismo.
Aveia e leguminosas: Esses vegetais são ricos em silício, indicado para manutenção da rigidez muscular.
Gelatina: Sobremesa que não engorda, a gelatina também é ótima para pele, unhas e cabelo por ser um alimento rico em colágeno.
Cítricos: A vitamina C desses alimentos ajuda a proteína a ser sintetizada e transformada em colágeno.