São muitos os benefícios da banana, porém, quando ainda estão verdes, são mais poderosas. O sabor que amarra a boca não é agradável e dificulta a ingestão, porém existem alternativas e receitas com banana verde que tornam o consumo prático e agradável.
Além da farinha de banana verde, é possível preparar a biomassa, que carrega as mesmas propriedades e que, por não ter gosto e nem cheiro, pode ser acrescentada em receitas de bolo, torta, sopas, mingaus, molhos, sucos e iogurtes.
Conhecida por ser uma receita para emagrecer, a biomassa de banana verde é rica em carboidratos, fibras, vitaminas, magnésio e potássio. Diferente da fruta madura, a banana verde carrega alta taxa de fibra e substâncias que não são digeridas e nem absorvidas e que, quando chegam ao estômago, transformam-se em um gel que dificulta a absorção de gordura e açúcares.
Entre os principais efeitos da biomassa de banana verde para emagrecer estão:
– Controle da taxa de açúcar no sangue;
– Aumento da sensação de saciedade;
– Regulação da flora intestinal;
– 10 bananas verdes;
– ½ copo de água;
Lave muito bem as bananas e coloque em uma panela de pressão com água fervente. Deixe por 10 minutos e desligue o fogo.
Com cuidado, retire uma a uma, descasque e bata no liquidificador ou processador ainda quente. Se precisar, acrescente a água até formar uma pasta cremosa e homogênea.
Se o consumo for imediato, guarde em um pote de vidro com tampa na geladeira. Para prolongar o prazo de validade, coloque em forminhas de gelo e cubra com papel filme.
O consumo deve ser de até 2 colheres de sopa por dia.
A banana pode ser batida com a casca para intensificar seus benefícios, porém, é importante lavá-las muito bem antes.