Mudanças simples nos hábitos alimentares podem fazer toda a diferença para a saúde e o bem estar do nosso corpo. Substituir o arroz branco tradicional pelo arroz integral é um bom exemplo de como começar uma reeducação alimentar. Além de reduzir o excesso de gordura abdominal, a versão integral do arroz melhora a saúde cardiovascular e o funcionamento do intestino.
Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não passa pelo processo de refinamento, o que faz com que todos os nutrientes originais sejam mantidos em sua composição. O cereal, que é rico em ácido fólico, vitaminas e sais minerais, deve ser incluído diariamente na dieta, em porções de 50 gramas, que equivalem, aproximadamente, a três colheres e meia de arroz.
Entre os benefícios do arroz integral está a presença de substâncias antioxidantes, que atuam melhorando diversos aspectos do corpo e ainda ajudam na prevenção da obesidade e de outras doenças, como o câncer.
Os cereais integrais também são boas fontes de fibras insolúveis, que auxiliam no processo de digestão e acabam com a prisão de ventre. Além disso, esses nutrientes diminuem a absorção de gorduras pelas células, regulando os níveis de açúcar e insulina no sangue. Com isso, as fibras se tornam grandes aliadas na perda de gordura localizada e no controle dos níveis de colesterol.
– 2 xícaras (chá) de arroz integral lavado
– 4 xícaras (chá) de água filtrada e fervida
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva
– 1 colher (chá) de sal
– 1 cebola picada em cubos
Em uma panela de pressão prepare um refogado com a cebola, o azeite e o sal. Quando a cebola estiver dourada, adicione o arroz e deixe fritar por alguns segundos. Em seguida, adicione a água e tampe a panela, deixando o alimento cozinhar de 15 a 20 minutos. Para acompanhar seu arroz, faça uma salada caprichada e um filé de frango bem suculento.