Além da exploração anual você tem que fazer com o seu dermatologista, é fundamental que você dê uma olhada na aparência da sua pele uma vez por mês por conta própria. Às vezes dizem que a cura pode ser pior que a doença e o fato é que com a pele é o mesmo. Se não está tudo bem com a nossa pele, pode ser que os tratamentos e cremes que utilizamos podem ter um efeito indesejado.
Siga estes passos simples e se você ver algo suspeito, pergunte ao seu médico o mais rápido possível. Lembre-se sempre: é melhor prevenir do que remediar, e também, a sua pele merece.
1. Olhar em um espelho à luz natural.
Manter um espelho de mão para que você possa inspecionar as áreas do corpo difíceis de ver como as costas e o pescoço.
2. Iniciar nos dedos dos pés.
e siga ao longo de suas pernas, tronco, e os braços, axílas, verificando qualquer mancha ou marca que pode ter uma mudança de mês em mês.
3. O ABCD da pele.
A de assimetria (um lado é maior que o outro), B de bordas (que sejam irregulares), C de cor(diferentes tons) e D de diâmetro (que é maior do que 5 mm).
4. Anote o que vê de qualquer mancha.
Incluindo a sua localização e sintomas específicos, assim você terá os detalhes que você precisa dizer ao seu dermatologista no consultório.
5. Não se esqueça de sua cabeça e seu púbis.
Use espelho de mão para olhar seus órgãos genitais e um secador de cabelo para ver o seu couro cabeludo quando o ar separa seu cabelo.
Tags: Auto Exame, Aprenda o Auto Exame, Conheça o Auto Exame