Há muitas dicas para evitar mal-entendidos e problemas em uma relação de amigos com benefícios. Sem dúvida, cada pessoa é diferente e, portanto, têm diferentes opções, mas algo de bom é tentar namorar alguém com quem não tivemos nada antes, e não alguém que já somos amigos muito próximos.
Nós insistimos nos com que as coisas vão ser complicadas e não temos que fazer isso, porque a nossa mente tem grande parte da culpa pelos desentendimentos. Devemos evitar o contato além do sexo, por exemplo, não enviar mais mensagens de texto do que o necessário.
Nós não devemos ficar muito tempo na casa do nosso amigo com benefícios após o sexo, que podemos confundir as coisas. Não há beijos ou abraços de despedida ou qualquer coisa que pode simular o relacionamento.
Sempre que possível, devemos acabar com essa relação em três meses, ou então a familiaridade vai nos fazer confundir as coisas. Se acreditamos que estamos criando amor com o amigo certo, devemos nos perguntar se sabemos realmente muito sobre ele ou ela para estarmos.
Para evitar que ele entre muito em nossas vidas, devemos também evitar conhecer a família e amigos e ir para os mesmos lugares à medida que avançamos. Convidá-lo para ir ao cinema ou a um grupo de amigos não é uma opção.
Finalmente, e relacionado a uma única área da biologia e da medicina, devemos sempre usar a proteção no caso das mulheres, não só para o risco de gravidez, mas também doenças sexualmente transmissíveis. Seu amigo com benefícios também têm ou tiveram outras parceiras, e não saberá exatamente o que aconteceu entre eles.