Um novo estudo da universidade de Ohio, estados Unidos, diz que o estresse durante a gravidez pode ser responsável por casos de depressão pós-parto.
Durante a pesquisa o grupo de cientistas submeteu cobaias grávidas a estímulos estressantes. Ratos foram submetidos a situações confinamentos e banhos, condições de incômodos para estes animais. As mães menos estressadas tiveram melhores resultados dos chamados benefícios cerebrais da gravidez e mostraram melhor rendimento sobre questões tais como a aprendizagem, a memória e humor.
Uma pesquisa anterior, realizada na mesma faculdade, revelou que a gravidez provoca aumento de espinhas dendríticas nos cérebros das mulheres, o que tem um efeito positivo na função cognitiva.
As cobaias estressadas não tem o benefício cerebral da gravidez, além disso, também têm menos interação física com seus bebês logo após o nascimento, o que caracteriza a depressão pós-parto.
Situações tensas e angustiantes fazem com que elas abandonem suas crias desprotegidas e que as alimentem com menos frequência do que as mães saudáveis.
‘Nossa investigação o demonstrou que o stress deixa as mães mais vulneráveis a comportamentos depressivos’, explicou Benedetta Leuner líder da pesquisa. ‘O stress não é só devastador para as mães. Além disso, a pesquisa anterior demonstrou que os bebês das mães deprimidas têm problemas de desenvolvimento cognitivo e social, ’ disse a cientista. Entender a depressão pós-parto é importante para esclarecer os problemas que esta doença pode causar no desenvolvimento do recém-nascido.
Se gostarem do site clique em Curtiir BejiuO!
Tags:estresse na gravidez, depressão pós parto