O combo sol, praia, mar e piscina é um dos passeios favoritos do verão. No entanto, quem sofre as consequências de tanta badalação são os cabelos, que chegam ao final das férias ressecados e sem brilho. Se os fios estiverem tingidos ou descoloridos, os cuidados para evitar os danos do verão devem ser ainda maiores. Veja agora uma seleção de dicas expertas que vão ajudar a proteger as madeixas durante a estação.
Todos os tipos de cabelos devem ser higienizados com frequência durante a estação, para que o suor excessivo não se acumule no couro cabeludo, causando alergias, inflamações e enfraquecimento dos fios. Quem sofre com dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, deve redobrar os cuidados.
Antes de esticar a canga na praia ou na piscina, certifique-se de que os fios estão bem protegidos contra os efeitos do sol. Aplique protetor solar específico para cabelos com luzes, que reduzem a ação dos raios UV e evitam que os fios fiquem desbotados ou manchados.
Depois de dar um mergulho refrescante, lave bem as madeixas com água doce, para tirar os resquícios de sal e cloro, que atuam na estrutura capilar, deixando-a ressecada e sem brilho. Se quiser, passe um leave in nos cabelos ainda molhados e aumente ainda mais a proteção.
Quando chegar em casa, faça uma hidratação caseira com produtos ricos em ativos emolientes e hidratantes. Deixe a máscara agir por alguns minutos e enxague as madeixas com água fria, para fechar as cutículas.
Evite o uso abusivo do secador e da chapinha, que danificam ainda mais a cabeleira. Para blindar os fios contra os danos térmicos, use leave in antes da secagem e finalize o penteado com óleos hidratantes, como os de argan ou ojon.