O equilíbrio entre a vida pessoal e trabalho

Postado por Jaque em 05 de novembro de 2012.


Encontrar o equilíbrio entre as responsabilidades do trabalho e vida pessoal é complicado tanto para o homem quanto para a mulher. mas, no nosso caso, por imposição ou por escolha, por vezes, as obrigações são superiores: a casa, os filhos, o trabalho, estudo? A vida social pode ser mais que um combo explosivo.

Aqui no Dicas Moda Feminina te damos alguns conselhos sobre como fazer para simplificar sua vida. Eles vão te ajudar a equilibrar o trabalho com a vida pessoal.

O equilíbrio perfeito

A pergunta é, existe o equilíbrio perfeito em sua vida? São muitos os que creem que não, basicamente porque depende das prioridades que tenhamos em nossa vida pessoal. Em qualquer campo em que analisem os ideais de perfeição nunca se vai chegar a um consenso. E isso é porque justamente cada qual possui sua utopia de como deverão ser as coisas, o mundo, as relações sociais, etc.

A utopia mais popular sobre o trabalho e vida privada fala de um equilíbrio perfeito entre cada aspecto de uma vida.: trabalho, estudo, amigos, família, hobbies, etc.

Uma imagem semelhante à de um malabarista. Mas se bem que é difícil encontrar a perfeição, podemos ajustar alguns aspectos que tenham a ver com o tempo de dedicação, com o nível de prioridades pessoais e com o gosto de cada um.

Equilibrar trabalho e vida pessoal

Vejamos o que têm que ter em conta para equilibrar a rotina diária.

Programar o tempo de inatividade

Usar os tempos extras que tenha para suas atividades sociais. Por exemplo, se seu filho tem um aniversário, pode usar o tempo para um compromisso curto, tempo à sós com seu companheiro, estudar ou só fazer as unhas. Pense na agenda semanal, é uma maneira muito conveniente de programar sua agenda mental. Os finais de semana são os dias em que estamos mais propensos a ter atividades de recreação, porque temos mais tempo e também porque são dias institucionalizados de descanso e diversão. Por isso, usar as tardes de domingo, por exemplo, para atividades familiares. Planificar um almoço em família te dará toda a tarde livre para sair com seus amigos ou estudar.

Outra boa ideia é levantar uma hora antes do normal. Nesse tempo pode arrumar sua casa, aproveitar o silêncio enquanto revisa suas anotações, tomar um banho relaxante… enfim, terá uma hora a mais para não ter um dia de correria.

Escolha as atividades

Escolha quais atividades são mais importantes que outras, são imprescindíveis e quais você mais gosta. É muito importante para encontrar tempo livre. Para isso, tem que ser muito sincera consigo mesma; se trata de fazer um balance entre suas prioridades e dizer não a tudo aquilo que não trás nenhum benefício para sua vida.

Por exemplo, assistir menos televisão, usar menos o PC quando não lhe dá nenhum fim útil, não fazer visitas a pessoas que na verdade não quer ver, deixar de fazer coisas pessoais somente por compromisso ou por culpa. Isso vai te dar mais tempo para passar com as pessoas que quer e praticar atividades que te agrade.

Recarregue suas energias

Todas as atividades físicas são as melhores opções na hora de recarregar as energias. Ao exercitar nosso corpo o distensionamos, liberamos o estresse e nos dá mais energia para continuar com o resto de nossas atividades. Se pratica qualquer tipo de esporte, dança ou simplesmente caminha diariamente, vai necessitar menos horas para dormir porque seu corpo estará mais cansado a noite. Saiba que muitas vezes o cansaço é mental e não físico. Você tem que cansar o corpo para descansar melhor.

Para todos, é muito importante que reserve pelo menos duas horas semanais para realizar atividades físicas que seja interamente do seu gosto. Não veja isso como tempo perdido, pelo contrário, vai ganhar horas de atividade em outras áreas de sua vida e, também, vai encurtar o tempo que perde para resolver outras coisas, uma vez que o exercício traz um maior nível de concentração.

Seja realista no planejamento de suas atividades

Não ponha metas que são difíceis de alcançar, não siga conselhos que não se adequam ao seu estilo de vida. Pense que é impossível ser a estudante perfeita, a mãe perfeita, a trabalhadora perfeita, a amante ideal e mais ridículo é tentar ser tudo isso de uma vez.

Espero ter ajudado com essas dicas, e que você encontre o equilíbrio entre seu trabalho e vida pessoal.

Tags: trabalho, estresse, vida pessoal, tempo livre


Tags:
Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2017 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados