Manual para uma esfoliação perfeita

Postado por Jaque em 10 de setembro de 2012.


Depois de anos para descobrir as graças da exfoliações, todas as mulheres (e cada vez mais os homens) estão cientes da necessidade de uma boa exfoliação para que nossa pele possa estar iluminada e livre de impurezas e inperfeições. Dúvidas surgem quando esfoliar o rosto muito mais delicado.

Quando devemos esfoliar? De mahã ou a noite? Que produtos utilizar? Durante quantos minutos? De quanto em quanto tempo? Para solucionar essas dúvidas te ofereceremos hoje o “manual da esfoliação perfeita”.

A esfoliação se baseia, acima de tudo, saber pra quê se esfolia e como e quando devemos fazê-los, vamos lá?

O que é, e para que serve a exfoliação?

A pele se renova naturalmente a cada 28 dias. Claro que não trabalhando a toda velocidade 24 horas por dia (ou trocariamos de pele como as serpentes), mas a cada dia vai surgindo uma “nova pele” sob uma camada de pele morta.

A exfoliação consiste em retirar essa camada das células mortas para que a pele nova seja melhor e mais nova, um rosto melhor. Essa é a razão porque devemos sempre aplicar um fator de proteção solar bastante alto.

Devemos levar em conta também que uma esfoliação não elimina as rugas, embora ajude a previnir o envelhecimento precoce da pele.

Dicas para uma esfoliação perfeita

Deve observar a composição do produto. Alguns produtos tem partículas esfoliantes feitas a partir de ossos ou frutos secos. São muito naturais, mas podem ter vértices microscópicas que degastem a pele. Os alfahidroácidos, o retinol, o óxido de luminio e rosa mosqueta com farelo de aveia são os mais eficazes e menos dolorosos. Não se iluda com a adição de vitaminas, nutrientes e outras maravilhas: o seu produto esfoliante não ficará tempo suficiente na pele para que possam agir.

Quando esfoliar?

A pele seca e deve ser esfoliada uma vez por semana. A pele sensível a cada dez dias e um teste preliminar em uma área pequena e discreta da face, como atrás da orelha. A pele oleosa sem acne pode ser esfoliada uma ou duas vezes por semana. As peles com acne não devem receber esfoliação.

O melhor momento para se esfoliar é logo pela manhã, pois durante a noite a atividade de renovação celular é muito mais alta e as células mortas se acumulam mais.

A duração da esfoliação não deve exceder meio minuto em cada área, uma vez que pode afetar a camada de oleosidade natural da pele e assim deixá-la indefesa.

Como esfoliar a pele?

Você pode esfoliar os lábios, mas não o contorno dos olhos.

Não deve utilizar esponjas ou escovas, porque a pele morta se acumula nos espaços das cerdas da escova causando bactérias que podem infectar nossos poros na aplicação seguinte. Melhor usar luvas ou toalhas esfoliantes. É claro que após a aplicação você deve lavá-las e secá-las ao ar livre.

Esfolie com a pele ligeiramente úmida e em movimentos circulares lentos que não estirem a pele. Comece desde o nariz e vá indo para as bordas, finalmente o queixo e testa. Quando terminar enxague com uma toalha morna ou quente (não pelando!) também de dentro pra fora. Termine com água fria ou um pano mantido alguns minutos no congelador, com pequenos tapinhas, que irão ativar a circulação e fecharrão os poros.

Sua esfoliação facial não estará corretemante finalizada até que aplique um bom hidratante com protetor solar. Satisfeita?

Tags: esfoliação, como esfoliar, dicas de esfoliação


Tags:
Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2018 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados