O que é e como usar um leave-in

Postado por Jaque em 21 de agosto de 2014.


leave-in capa

Ter os cabelos sedosos e saudáveis é um sonho. A busca por deixar as madeixas hidratadas e bonitas é constante e existem tratamentos especiais que auxiliam no cuidado delas, porém, os produtos de uso diário também fazem diferença. O leave-in, produto que deve ser usado após a lavagem, é um deles.

O que é o leave-in

O leave-in ou leave-on pode ser considerado um produto bem similar ao creme de pentear ou sem enxague. Sua principal função é hidratar, controlar o frizz e deixar os cabelos com brilho. Porém, o que pouca gente sabe é que seus benefícios vão além.

Criado nos anos 90, o leave-in tem a finalidade de manter as pigmentações e dar continuidade a tratamentos de reconstrução do fio. O processo de lavagem deixam as cutículas dos fios abertas e a função do produto é fechá-las evitando que o cabelo absorva a sujeira do ar e ainda criar uma película protetora evitando a perda de nutrientes.

O produto, além de hidratar, dar brilho e servir como manutenção de tratamentos e cor, ainda repõe proteínas e vitaminas, protege os fios da poeira, sol, mar, piscina, poluição e altastemperaturas de secador e chapinha.

Como escolher um leave-in

No mercado está disponível uma infinidade de produtos para todos os tipos de cabelo. É importante saber as características do seu cabelo para comprar o tipo certo de produto, afinal, errando na escolha, os cabelos podem ficar com o efeito contrário: oleosos ou ressecados demais. Alguns tipos de produtos são:

Protetores térmicos: para obter o liso perfeito e ainda proteger os fios do calor da prancha modeladora ou do secado o melhor a ser escolhido são os leave-in termo ativos, que protegem e ainda repõe proteínas reestruturantes. Algumas marcas ainda disponibilizam o produto com queratina e vitamina A, substâncias que hidratam profundamente e selam as cutículas.

Secar naturalmente: produtos leves e nada gordurosos que servem para todos os tipos de cabelo, liso ou cacheado, claro ou escuro.

Cabelos secos: os produtos especiais para cabelos secos são mais pesados, contem mais substâncias oleosas e são poderosos hidratantes.

Cabelos finos: para os cabelos finos são indicados produtos que possuem carga extra de nutrientes e vitamina A, que estimula a produção de queratina.

Todos os tipos de cabelo: estes são os mais indicados para o dia a dia e para aquelas que têm medo de errar. Entre suas principais ações estão o controle do frizz e o fim do efeito amassado, além do brilho.

Como usar leave-in

O produto deve ser usado com os cabelos úmidos, pois é quando ainda estão com as cutículas abertas e desobstruídas. A água presente ainda facilita a penetração dos agentes reestruturantes e hidratantes.

A quantidade de leave-in também deve ser controlada para não deixar o cabelo embaçado ou com aspecto de sujo. Para cabelos longos, a quantidade referente a uma moeda na palma da mão é suficiente. É importante aplicar em todo o fio, porém, jamais na raiz para evitar a oleosidade e problemas no couro cabeludo.

É claro que os produtos e tratamentos são altamente indicados, porém, para manter cabelos e pele saudável é necessário aliar os cuidados externos a hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos.


Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2017 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados