Lábios ressecados: Como tratar

Postado por Jaque em 11 de outubro de 2013.


labios capa

Não é só no inverno que os lábios ressecados aparecem. O frio é uma das principais causas do ressecamento da boca, porém, outros fatores também contribuem para lábios rachados, escamados e doloridos.

Entre as causas, podem estar a exposição excessiva ao sol ou vento, ar condicionado, alergias, deficiência de vitaminas e minerais essenciais, uso de alguns medicamentos que alteram o funcionamento das glândulas sebáceas e até o movimento de passar a língua sob os lábios, já que as enzimas digestivas da saliva destroem a camada de proteção da boca intensificando o processo de ressecamento.

Bocas excessivamente rachadas podem ser sinal de disfunção orgânica e permitirem a proliferação de bactérias. Nestes casos, é indicado procurar um especialista para a investigação do caso. Porém, se o ressecamento dos lábios for proveniente de maus hábitos, existem remédios caseiros para hidratar os lábios.

Como tratar lábios ressecados em casa

Uma alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais essências contribui para a saúde da boca. A ingestão de água também é uma forma de manter os lábios hidratados e bonitos, além de ajudar no funcionamento de todo o organismo.

Porém, algumas misturas caseiras podem acelerar o processo de hidratação e cuidados com os lábios.

Receitas caseiras para hidratar a boca

As propriedades do óleo de coco vem se mostrando cada dia mais eficiente. Aplicá-lo nos lábios com auxílio de um algodão todas as noites é uma ótima dica para hidratar os lábios.

A solução também pode estar na sua cozinha, já que o pepino possui substâncias que ajudam a boca a recuperar seus óleos essenciais. Para tratar o ressecamento dos lábios com pepino basta cortar uma rodela do legume e esfregar na região todas as noites.

O azeite também pode ser um ótimo aliado. Passe na boca todas as noites antes de dormir e enxague com água quente no dia seguinte.

Mudar alguns hábitos também pode contribuir para um lábio saudável. Um deles é escovar os dentes com água morna. A água quente em contato com a boca estimula a produção de óleos naturais que hidratam a região.

Ainda existem várias receitas caseiras para esfoliar e hidratar a pele. Misturas de azeite com açúcar mascavo ou iogurte com açúcar podem ser preparadas. Para aplicá-las, basta fazer leves movimentos circulares com os dedos, deixar agir por alguns minutos e retirar com água morna.


Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2017 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados