Jeans: Ontem, hoje e sempre

Postado por Jaque em 20 de dezembro de 2011.


Ele pode ser visto nas passarelas, nas ruas, nos escritórios, casas, escolas. Concebido na era industrial, nascido em resposta a uma necessidade específica da época, desenvolveu na economia capitalista, consolidado com o apoio de grandes designers e reinventou novamente e novamente para satisfazer os consumidores, o jeans foi estabelecido ao longo 500 anos de existência no paradigma da cultura moderna.

Segundo Ideafinder no século XVII na Inglaterra industrial, o jeans começou a ser usado como roupa de trabalho graças à sua força incomparável. Além de não se sujar com facilidade, por serem tingidos com índigo, um corante obtido a partir de plantas nas colônias nas Américas e Índia.
Com a corrida do ouro no Novo Mundo vieram os mineiros e a necessidade de uma roupa de trabalho que não se rasgava. Como explicamos Mary Bellis, a empresa alemã composta por Levi Strauss, com visão de negócios grandes, e Jacob Davis, inventor dos rebites de metal nos bolsos, deu luz ao denim tradicional cujo valor foi de US $ 1,25. A resistência de Levis foi imortalizada na imagem de dois cavalos que puxam um par de jeans de ambos os lados que se encontravam nos rótulos das primeiras etiquetas que vinham na roupa.

A importância da iconografia desenvolvida no século XX, deu uma nova oportunidade para o jeans. Escolhidos pela juventude americana a distinguir-se dos adultos e apoiar a indústria cinematográfica e de música, o jeans entrou na escolas e áreas de lazer, de acordo com a Levi Strauss & Co. A abertura de novos segmentos de mercado levou à lançamento de marcas como Lee e Wrangler ansiosos para entrar na competição.

De acordo com Jeans and Acessories, reinventada pelo movimento hippie na década de 70, os denim saltaram das passarelas nos anos 80 direto nas mãos de designers como Sergio Valente, Jordache e Calvin Klein. No vigésimo primeiro século, diz Birgit Lohmann, marcas como Dior, Chanel, Tommy Hilfiger e Gap remoldam o jeans para a alta-costura, enquanto seu uso ainda está se espalhando na vida diária de homens e mulheres.

Tags: O Jeans, História do Jeans


Tags:
Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2017 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados