A função dos sais minerais no organismo

Postado por Jaque em 24 de Abril de 2014.


sais minerais capa

O corpo é uma máquina maravilhosa, não há dúvidas. Mas para tudo funcionar perfeitamente, é preciso manter hábitos saudáveis ??e alimentação adequada que nos dá os nutrientes essenciais. Hoje queremos explicar o papel dos minerais no organismo. Quer saber mais? Continue lendo!

Funções dos sais minerais

O papel desempenhado pelos minerais é essencial para o crescimento, a saúde e o corpo em geral. Os sais minerais são responsáveis pela formação dos tecidos do corpo, a produção de hormônios e também servem como controladores de funções fisiológicas através de uma ação reguladora. Eles são também responsáveis por mover a água no corpo, e tem um papel na excitabilidade neuromuscular.

sais minerais 1

Protegem de certas substâncias tóxicas, e alguns têm uma ação antioxidante que permite combater o envelhecimento.

Onde encontrar sais minerais

O cálcio é armazenado em 98% dos ossos e dentes. É encontrado principalmente em produtos lácteos, como leite, iogurte e queijo. Algumas águas minerais são naturalmente salgadas.

O Potássio serve para a contração muscular e a excitabilidade das fibras nervosas. É útil para a automação e manutenção da atividade do músculo cardíaco em geral. O potássio está presente em frutas, principalmente bananas, feijão, carne, peixe ou chocolate.

O ferro é muito importante porque ajuda todas as células a respirar. Garante o transporte de oxigênio dos pulmões para outros órgãos e armazena oxigênio nos músculos. O ferro é raro em alimentos e é mal absorvido pelo corpo. Geralmente encontrado nas miudezas como cacau, frutos do mar, gema de ovo, legumes, nozes e mais cereais matinais. A necessidade é mais importante em mulheres devido a perda de sangue com os períodos menstruais ou gravidez.

sais minerais 2

O magnésio está envolvido na síntese de proteínas, a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular. Ele está presente no germe de cereais, nozes e legumes, chocolate e pão.

O fósforo envolve, nomeadamente, na produção de energia e o metabolismo de carboidratos e lipídeos. Todos os alimentos contêm fósforo e contrário a uma ideia antiga, o peixe não é mais rico em fósforo do que a carne.

A necessidade de minerais diários devem ser supridos pela sua dieta. Como as vitaminas, o corpo não pode fabricar seus próprios minerais, e o excesso é excretado através dos rins. As necessidades variam de acordo com a pessoa, sua atividade física e intelectual, estado de saúde, hábitos e consumo de drogas como tabaco ou álcool.

Você sabia do papel dos minerais no corpo? Conte-nos os seus segredos para manter uma dieta saudável.


Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2018 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados