Dicas para usar o protetor solar corretamente

Postado por Jaque em 20 de setembro de 2013.


protetor capa

O sol é essencial para a saúde do organismo, porém, é preciso tomar cuidado com os excessos. Embora doses diárias de radiação solar sejam imprescindíveis para estimular a circulação sanguínea, produzir vitamina D e sintetizar vitamina E, responsável por estímulos ao sistema imunológico e fortalecimento da musculatura, também pode se tornar os maiores vilões da pele saudável.

Queimaduras, envelhecimento precoce e até o surgimento de câncer de pele estão diretamente ligados aos efeitos da exposição solar. Os cuidados com o rosto e a preocupação com o sol são importantes em qualquer época do ano e, para proteger a pele, é recomendado usar diariamente produtos que protegem dos raios UVA, UVB e Infravermelho.

protetor 1

A radiação está presente durante o dia e no ano todo e atinge a derme e o subcutâneo, promovendo a destruição do colágeno e da elastina. Além de provocar o envelhecimento precoce, pele marcada por rugas profundas, aumento da espessura e perda de elasticidade.

Aprenda a usar filtro solar da forma adequada

Apesar dos alertas para o uso diário do protetor solar, muitas pessoas ainda não usam ou passam o produto de maneira inadequada.

Para a sua pele ficar permanentemente protegida, confira as dicas que preparamos de como passar protetor solar:

Um produto para cada tipo de pele

No mercado estão disponíveis diversos tipos de produtos, como em gel ou creme, oil-free e até com plus de hidratante. Escolher o tipo adequado para a pele em que será aplicado é essencial para mantê-la hidratada, evitar ressecamentos ou o aparecimento de cravos e espinhas. Quem tem pele seca pode optar pelas versões de filtro solar em creme e loções. Já para as pele oleosa deve-se usar em forma de gel e loções oil-free. As peles mistas e normais podem ser os geis-creme e loções oil-free.

Aplicação frequente

Engana-se quem acha que uma única aplicação por dia é o suficiente para manter a pele protegida dos raios solares. É importante passar o protetor solar a cada duas horas, principalmente se você está exposto ao sol com frequência.

Fator de proteção adequado

O FPS não está relacionado à quantidade de proteção. O protetor pode ser FPS 15, 30 ou 60 que oferecerão a mesma proteção. A única diferença está no tempo em que agirá. Se você usar o protetor solar de maneira correta o FPS 60 vai ter os mesmos efeitos de um FPS 90, por exemplo. O único fator que pode comprometer os efeitos é a maneira como a pessoa usa o produto.

Quantidade e qualidade

Atentar-se para a quantidade é tão importante quanto espalhar o produto de maneira correta. Os produtos em spray devem ser aplicados até que a pele fique completamente coberta, já para os em creme ou gel a medida recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é de 2mg para cada 2cm – rosto e pescoço: 1 colher de chá; tronco: 2 colheres de sopa; braços e ombros: 1 colher de sopa; pernas e pés: 1 colher de sopa.

Produtos com fator de proteção

Em relação aos produtos que já trazem fatores de proteção, como as maquiagens com filtro solar ou cremes hidratantes. Segundo a dermatologista, esse é um erro muito comum das mulheres, já que alguns produtos de beleza vêm com o filtro solar. Geralmente a maquiagem não cobre toda a extensão da área que necessita de proteção, deixando algumas regiões expostas. Por isso, além da maquiagem, use também o protetor solar.


Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2017 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados