Dicas de como evitar uma gravidez indesejada

Postado por Jaque em 21 de maio de 2014.


Devido aos dias de hoje é muito mais fácil se evitar uma gravidez indesejada do que há alguns anos, isso, claro, pela extensa informação existente sobre o assunto e inúmeros métodos contraceptivos que existem na atualidade. Se você ainda não está pensando em ter um filho, é melhor ler estas dicas para evitar uma gravidez indesejada.

Sexo responsável

Quando se trata de gravidez, a questão tem que ser levada em conta tanto para os homens quanto para as mulheres, não se trata de um problema exclusivamente feminino, por isso é importante que todos sejam informados sobre a saúde sexual e reprodutiva.

Várias organizações e instituições, como a escola e a família têm a tarefa de informar sobre este assunto, portanto, é importante procurar conhecimento e não ter medo de perguntar. O sexo já não é mais um tabu!

Usar métodos anticonceptivos

O uso de contraceptivos é primordial quando se trata de prevenir a gravidez indesejada. Nos homens existem métodos eficazes como preservativos, que é o método mais utilizado no mundo, outros menos eficazes como a técnica de remoção e as relações sexuais sem penetração, e algumas definidas, como a vasectomia.

Enquanto isso, as mulheres têm a capacidade de usar métodos de barreira, métodos hormonais ou métodos intra uterinos, entre outros.

Não se deixar pressionar!

Em muitos casos a pressão familiar por ter um filho pode ser uma maneira de conceber uma gravidez indesejada, essa pressão pode ser exercida por parentes de uma das duas partes. Até mesmo o próprio casal pode estar tentando forçar as relações sexuais para conseguir um objetivo que não é comum.

Por isso, é vital identificar essas situações, ter um filho é uma decisão que não deve ser influenciada por ninguém.

Responsabilidade

Em alguns casos, uma noite com abuso de bebidas pode ser altamente perigosa, não só no que ela tem a ver com a gravidez indesejada, mas pelas Doenças Sexualmente Transmissíveis, já que quando se perde a noção ficamos mais susceptíveis de ter relações sexuais desprotegidas, resultando em um verdadeiro problema de saúde.

Aprecie o sexo

O ideal é que homens e mulheres, aproveitem da sexualidade, permitindo-se de alguma forma ou de outra fazer sexo de maneira prazerosa, livre de riscos e viver de forma responsável. Se levar em conta as recomendações acima, tenha certeza de que você vai ter um filho quando quiser, por uma questão de convicção, e não de obrigação ou deslize.


Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2017 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados