Conselhos para viver uma pré-menopausa tranquila

Postado por Jaque em 10 de junho de 2014.


pre-menopausa capa

A pré-menopausa é um período da vida difícil de viver para muitas mulheres. Apesar de tudo, uma boa higiene, tratamentos hormonais e soluções alternativas podem minimizar os sintomas, muitas vezes bastante incômodos. A pré-menopausa é um período de transição de uma duração média de 3 anos que começa desde os desregulamentos do ciclo menstrual (entre 47 e 48 anos) e acaba na menopausa.

Os sintomas que acompanham este período são variados e diferem de uma mulher para a outra. Há um desequilíbrio entre as secreções de progesterona, que diminuem progressivamente, e as de estrogênio que sobem; daí é de onde vem a irritabilidade, as tensões e as dores nos seios, sufocos, suadouros noturnos, sentimento depressivo, etc. no entanto há algumas formas de viver saudavelmente nesse período que é a pré-menopausa, e você não irá sofrer em tentá-las.

Uma boa higiene de vida para reduzir os sintomas

Praticar uma atividade física: a atividade física não tem influência direta sobre a atividade dos ovários, mas pode previnir as consequências do déficit hormonal, a desmineralização óssea e a perda de massa muscular em benefício da massa magra. O ideal para que seja realmente eficaz é alternar ao longo da semana atividades de resistência (caminhada, caminhada rápida ou nórdica, dança, natação, bicicleta…) com reforço muscular (academia, trabalho em aparatos com pouco peso…), a razão de três sessões de 30 minutos para as primeiras e de 20 minutos para as segundas.

Ter uma alimentação equilibrada: A partir dos 45 anos, as mulheres devem imperativamente fugir dos excessos, em especial para as gorduras, açucares e álcool. Caso contrário, se corre o risco de aumentar o peso durante a menopausa, e também ser mais vulnerável a enfermidades cardiovasculares.

Deixe de fumar: primeiramente, porque o tabagismo expoe a todo mundo a muitas doenças cardiovasculares. Depois, porque pode adiantar alguns dos anos da manifestação da menopausa, pelo menos para as grandes fumantes (uma média de 15 cigarros diários).

Os tratamentos hormonais para limitar os sintomas

A prescrição desses tratamentos que devem ser unicamente feitos por um médico depende dos sintomas da pré-menopausa e de sua intenidade.

1. A progesterona bio-idêntica (micronizada): Se prescreve em compridos ou cápsulas, durante 12 a 15 dias ao mês e para as mulheres que se queixam das mudanças de humor, dificuldades para dormir e menstruações abundamentes.

2. Os progestativos de sínteses: Estão indicados mais para mulheres que tem menstruações hemorrágicas e seios doloridos. A duração de tratamento varia de 10 a 18 dias ao mês em função de cada caso.

3. A pílula estroprogestativa: As mulheres que tomam esse medicamento e não apresentam nenhuma contra-indicação (tabagismo, hipertensão arterial, diabetes…) ganham alguns anos a mais. Tem a vantagem de mascarar os sintomas da pré-menopausa.

Sem dúvida alguma, esses conselhos para viver a pré-menopausa de maneira saudável e nos sentindo bem conosco mesmas, nosso corpo e todas as mudanças que está vivendo.


Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2017 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados