Como perder o medo da primeira visita ao ginecologista

Postado por Jaque em 06 de novembro de 2014.


ginecologista capa

A primeira consulta ginecológica pode ser assustadora, porque você não sabe ao certo como vai ser, o que você vai perguntar, o que responder e como lidar com uma situação íntima com um completo estranho.

No entanto, para o bem da sua saúde reprodutiva você tem de fazer essa visita. E para que você faça isso com facilidade e confiança, eu discutirei o que você pode esperar e como se preparar para essa primeira consulta com seu ginecologista.

Quando você deve começar seus exames ginecológicos?

A primeira consulta deve ser coordenada entre os 13 e 15 anos de idade. Algumas mulheres esperam ter sua primeira relação sexual para começar a fazer os exames ginecológicos, ou até que elas tenham um problema como um sintoma ou corrimento vaginal anormal, queimação vaginal, cólicas menstruais dolorosas ou períodos irregulares.

A realidade é que não há necessidade de esperar. Quanto mais cedo você começa a fazer exames regulares, será melhor para sua saúde.

O que acontece em sua primeira consulta ginecológica?

É normal sentir-se nervosa, mas não há nada para se preocupar. Sua primeira consulta ginecológica é geralmente muito simples, e o médico vai investir algum tempo para conhecê-la. O médico irá lhe perguntar sobre o histórico da sua família e sua saúde sexual.

Muitas mulheres podem se sentir à vontade em discutir tais questões pessoais, mas ser honesta é importante porque vai permitir ao médico lhe dar a assistência que você precisa.

Quais são os exames ginecológicos?

Há quatro tipos de exames ginecológicos que você pode ter durante a sua visita. Cada tipo depende da extensão de sua primeira visita, sua idade, sua histórico sexual e se você tiver quaisquer sintomas particulares.

Se for preciso você realizar todos os testes, o médico irá explicar em primeiro lugar, que você não precisa ficar nervosa. O seu médico irá instruí-la para ir ao banheiro, despir-se e colocar em um vestido. É normal sentir-se desconfortável em estar nua, mas o manto te cobrirá e o médico só vai descobrir as áreas necessárias para a consulta. Além disso, lembre-se que o mesmo é necessário para todas as mulheres que frequentam a clínica.

Como se preparar para a sua primeira consulta?

Na hora de preparar para sua primeira vez, escolha um médico com quem você se sinta confortável, seja homem ou mulher. Lembre-se de fazer uma consulta em um dia que você sabe que não estará menstruada.

Antes de ir ao consultório do médico, pense no que você gostaria de perguntar sobre a sua saúde sexual e reprodutiva. Não há perguntas estúpidas. Pergunte sobre qualquer coisa que você queira saber. Algumas dessas coisas podem ser sobre a saúde, a contracepção, fazer perguntas sobre o seu período menstrual, etc.

Apesar de a primeira consulta produzir um nervosismo e ansiedade, nas próximas tudo será muito mais fácil. A boa notícia é que se você não está confortável com o médico que você escolher, você pode sempre escolher outro. É importante que você encontre um ginecologista de sua confiança. E lembre-se de consultar o seu ginecologista uma vez por ano para manter a boa saúde vaginal.


Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2017 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados