Comer com culpa: Um novo distúrbio alimentar

Postado por Jaque em 20 de setembro de 2012.


Se fala de anorexia, bulimia e obesidade. São as doenças mais comuns relacionadas a alimentação. Os três apresentam problemas graves, tanto psicologicamente quanto fisicamente, seja por não comer, comer demais ou causar o vómito.

Agora, um velho problema de sempre recebeu um nome e patologia, e isso é quando é quando comemos com culpa. Uma porção a mais, outra fritura, mais dessa torta que está deliciosa. Mas sem fome, só com desejo e gula.

Comer de vez em quando um pouco a mais, não pode ser classificado como um sintoma dessa condição. Somente se converte em um transtorno psicológico que comece a alterar nossa rotina diária e termina em um transtorno alimentar.

Chegamos a este extremo quando comer com culpa é uma doença, quando cada comida é um dilema permanente e excessivo, não estando em paz com os alimentos e acarretando em vergonha e arrependimento.

As razões de comer com culpa

Vivemos em um mundo de estereótipos catalogados pela beleza , a magreza e paradoxalmente, a vida saudável. é claro, os meios de comunicação são responsáveis pela disseminação desses (des)valores, que etiquetam os alimentos: “bons” vs “maus”, o “saudável” e os “não saudáveis”, a que temos de evitar qualquer tentação.

Esta categorização de alimentos faz com que as pessoas se sintam mal se comem um alimento “pouco saudável”, gerando culpa. O que podemos fazer para evitá-la? Te passaremos alguns truques:

Redefinindo os termos

Não falar de comidas “boas”, “más”, saudáveis” e “não saudáveis”. Nem sempre deve ser assim, já que podemos alternar mo tipo de alimentação, sem que isso queira dizer que não é saudável. Uma pequena porção não faz mal, mesmo que se trate de um alimento pouco nutritivo. por isso, se recomenda simplesmente comer com moderação.

Disfrutar da comida

Comer é um prazer, cada mordida deve ser disfrutada. Se decide comer uma enorme taça de sorvete, de nada serve pensar nos efeitos que terá em seu corpo e seu organismo. Relaxe e aceite sua decisão.

Não ignore a fome

Não há nada mais simples do que ter fome e comer! Se seu organismo te diz que tem fome, então coma. De nada serve segurar a fome, além de fazer mal. No final acaba comendo desenfreadamente e não há pior coisa para a culpa do que comer com intensidade e demasia.

O sintoma de comer com culpa é algo completamente normal. quem nunca se culpou por comer um bolo, chocolate ou sorvete? Mas isso não é uma tortura, e sim uma experiência gratificante e que pode ser apreciada.

Tags: culpa, saúde, disturbio alimentar


Tags:
Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2018 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados