A história da peça mais sexy da história: A Minissaia

Postado por Jaque em 14 de setembro de 2012.


Alguns historiadores asseguram que a minissaia foi criada por um grupo de jovens dos anos 60 que recortaram sua saia e começaram a usá-las nas ruas de Londres e Paris.

No entanto, considera-se que a estilista britânica Mary Quant foi à criadora desta revolucionaria peça, porem os conhecedores da história da moda dizem que o estilista francês André Courrèges foi quem a desenhou e que a britânica só se encarregou de fazê-la popular.

historia da minissaia

Mary Quant confessou que sua ideia surgiu porque ela tinha que colocar os vestidos usados de sua prima e que como no eram de seu tamanho as modificava. Primeiro redesenhou o uniforme e cada vez desejava a saia mais curta.

historia da minissaia

Mary se casou com o fotografo Alexander Punket Greene em 1975 e dois anos depois abriu sua primeira loja na rua principal King’s Road da capital inglesa que eles chamaram de “Bazaar”.

historia da minissaia

Esta loja estava focada no mercado jovem e fizeram desta rua famosa devida sua loja.

historia da minissaia

Mary foi obtendo uma clientela com gostos como rock & roll e que começaram a rebelar-se contra tudo e começou criar em Londres o que se denomina moda popular.

historia da minissaia

Suas peças estavam confeccionadas com os melhores materiais e estavam na onda dos movimentos sociais do momento, que em seguida começaram a comprar todos seus desenhos.

historia da minissaia

Em 1961 a versátil estilista já estava exportando para os Estados Unidos e recebeu um premio de moda do jornal “The Sunday Times”.

historia da minissaia

1963 Mary Quant apresentava sua coleção na revista Vogue e continuava dando as jovens londrinas peças únicas e confortáveis e muito sensuais.

historia da minissaia

Seu ateliê se encarregou de fazer uma saia mais cômoda onde as pernas das mulheres seriam as protagonistas criando assim à famosa mini. As jovenzinhas londrinas começaram a usar a pequena peça e foi ai que começou um tipo de polemica.

historia da minissaia

Isto gerou todo tipo de opiniões desde os mais religiosos que as viam como pecaminosa, a personagens como Coco Chanel que asseguravam que deviam esconder os joelhos e jamais os mostrar por ser uma parte pouco atrativa da figura feminina.

historia da minissaia

A realidade foi outra a minissaia se tornou um sucesso mundial.

historia da minissaia

A minissaia se tornou um símbolo de juventude e saúde de mulheres bonitas e saudáveis. Este peça começou a ser usada por famosas como: Twiggy, Jean Shrimpton, Brigitte Bardot, Nancy Sinatra e Audrey Hepburn.

historia da minissaia

Mary Quant disse em certa ocasião sobre sua criação: “Penso que rompi os conceitos que Chanel, Dior e outros estilistas teriam sobre a moda, quando criei estilos para a mulher trabalhadora. Tudo resultou em uma democratização da moda e a diversão. Foi muito satisfatório ver que não só as modelos dos anos 60 usavam minhas peças, mas também os nobres e os milionários. Eles tinham tudo exceto roupas divertidas. O snobe saiu de moda e nas lojas encontravam as duquesas e datilógrafas se empurrando para comprar o mesmo vestido. A moda havia se tornado um instrumento de igualdade”.

historia da minissaia

Minissaia, quem diria que por de trás de uma simples peça haveria uma historia tão bonita! O que acharam? Comentem!

Se gostarem do site clique em Curtiir BejiuO!

Tags:minissaia, peça, Mary Quant, moda, minissaia moda anos 60


Tags:
Deixe seu comentário
Utilitários
Siga-nos
Siga e compartilhe!
Facebook Twitter RSS
Estatísticas
Pagerank Dicasmodafeminina.com Dihitt
© Copyright 2018 dicasmodafeminina.com - Todos os direitos reservados